Conheça os principais problemas que um local fechado pode gerar
É comum conviver em espaços fechados. Seja no frio, para combater as temperaturas baixas, ou no calor, com o uso de aparelhos para refrescar que exigem um ambiente sem frestas. Para a saúde, essas atitudes podem ser ruins para a saúde. Veja alguns dos riscos que esses hábitos podem gerar e saiba como evitar problemas respiratórios.
O que são doenças respiratórias
Consideradas a terceira maior causa de morte no mundo, as doenças respiratórias atingem partes do corpo como pulmões, brônquios, laringe, faringe, bronquíolos, fossas nasais, boca e traqueia. Os sintomas que esses problemas podem causar são:
● Febre;
● Coriza;
● Congestão nasal;
● Chiado no peito ao respirar;
● Falta de ar;
● Tosse, principalmente à noite;
● Fortes espirros.
3 doenças respiratórias causadas por ambientes fechados
Um dos principais agravantes quando se trata de doenças respiratórias é o espaço fechado sem circulação de ar renovado. Veja algumas enfermidades que essa circunstância pode causar:
1 – Asma
Pessoas que sofrem com asma possuem maior sensibilidade respiratória.Segundo um levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, cerca de 6,4 milhões de brasileiros acima de 18 anos sofrem com o problema.Esse fator faz com que o enfermo sinta falta de ar com frequência, até mesmo em situações que aparentemente não apresentem riscos à saúde.
Asmáticos sentem a ausência de oxigênio quando ficam expostos a microorganismos que o corpo humano possa interpretar como um invasor. Neste caso, ficar em ambientes sem circulação de ar possibilita que as pessoas adquiram o problema ou, até mesmo, o agrave.
2 – Dor de garganta
A dor de garganta pode ser causada por diversos fatores, como vírus, bactérias, irritação, entre outros.
Quando o indivíduo fica em um ambiente fechado, que não possui o mínimo de ventilação, a proliferação de agentes causadores de doenças fica maior e ainda é possível que, se ocorrer o problema, a dor fique ainda mais intensa.
3 – Pneumonia
A pneumonia é um problema de saúde comum, que é caracterizada por uma infecção dos pulmões. Este problema pode ser causado por vírus, fungos ou bactérias. Segundo dados do ministério da Saúde, pessoas com mais de 60 anos são mais vulneráveis a ter pneumonia.
A enfermidade apresenta como principais sintomas a febre, dor nas costas e no tórax, e dificuldade para respirar. Além destes, os enfermos podem apresentar tosse, diarreia e vômito.
Assim como as mencionadas anteriormente, a pneumonia também pode acontecer pela falta de circulação de ar, já que um cômodo fechado é propício para a aglomeração de agentes causadores do problema.
Além destas doenças, espaços com pouca circulação de ar podem causar a proliferação de sintomas causados por vírus, como é o caso do atual Covid-19, H1N1 e meningite.
Como se prevenir das doenças respiratórias
Para evitar a proliferação das situações mencionadas, é importante manter sempre o cômodo ventilado, com as janelas e, se possível, portas abertas. Além disso, lave as mãos com frequência e evite levá-las aos olhos, boca e nariz.
Para melhorar a qualidade do ar do seu espaço, você pode investir em climatizadores de ambiente e deixar a temperatura e umidade agradáveis.
Conte com a Rotoplast para tornar seus momentos ainda melhores. Entre em contato com a nossa equipe e compre o seu!
Acesse nosso blog para ver mais conteúdos como este.